ESTRATÉGIA METACOGNITIVA PARA REPENSAR E RECONHECER CONCEITOS EM LIGAÇÃO IÔNICA

Metacognitive strategy to rethink and recognize concepts on ionic bonding

Autores: Solange Wagner Locatelli, Maísa Helena Altarugio

Resumo

Este artigo tem como objetivo específico investigar em que medida a estratégia metacognitiva pode possibilitar a reconstrução das ideias de estudantes universitários acerca de suas concepções alternativas sobre ligação iônica, isto é, se eles conseguem retomar alguns conceitos deste assunto e aprimorá-los com autonomia e autorregulação. O tema de ligação iônica foi escolhido para este trabalho justamente por ser considerado de difícil compreensão para os estudantes e permeado por concepções alternativas que persistem mesmo depois de muito tempo de sua aprendizagem. Participaram desta investigação nove estudantes de um curso de licenciatura em Química de uma universidade pública paulista, para os quais foi aplicada uma sequência de ensino-aprendizagem envolvendo o tema de ligações iônicas, com a utilização de uma estratégia metacognitiva. Registro audiovisual, desenhos e entrevistas semiestruturadas foram utilizados para as análises. A estratégia revelou-se eficiente na reconstrução das ideias iniciais dos alunos, na medida em que foi possível observar o reposicionamento dos conceitos químicos envolvidos resultante do monitoramento e autorregulação dos grupos durante a atividade. Recomenda-se o aprofundamento das pesquisas no campo da metacognição no sentido de observar suas limitações e tentar superá-las.

Abstract

This article aims to investigate to what extent the metacognitive strategy allows the reconstruction of the university students ideas about their alternative conceptions about ionic bond, in other words, if they return some concepts of this subject and improve them with autonomy and self-regulation. The theme of ionic bonding was chosen for this work precisely because it is considered difficult for students to comprehend and permeated by alternative conceptions that persist even after a long time of learning. Nine students from a licentiate course in Chemistry, from a public university in Sao Paulo, participated in this research, for which a teaching-learning sequence was applied involving the topic of ionic bonds, using a metacognitive strategy. Audiovisual record, drawings and semi-structured interviews were used for analyzes. The strategy proved to be efficient in the reconstruction of the initial ideas of the students, as it was possible to observe the repositioning of the chemical concepts involved resulting from the monitoring and self-regulation of the groups during the activity. It is recommended to deepen the research in the field of metacognition in order to observe its limitations and try to overcome them.

Palavras-chave

Ensino de química; Estratégia metacognitiva; Ligação iônica; Metacognição.

Keywords

Chemistry teaching, Ionic bond, Metacognition, Metacognitive Strategy.

Texto em PDF