Estratégias utilizadas para o ensino de laboratório de química sanitária em um curso engenharia civil: desafios e oportunidades

Strategies used for sanitary chemical laboratory teaching in a civil engineering course: challenges and opportunities

Autores: Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Andrea Carla Leite Chaves, Fernando Costa Amaral

Resumo

O objetivo foi desenvolver atividades alternativas ao ensino “tradicional”, para a disciplina Laboratório de Química Sanitária, em um curso de Engenharia Civil atendendo às preferências ensino/aprendizagem/avaliação dos alunos, valorizando o bom relacionamento professor/aluno e aluno/aluno. Trata-se de um estudo de caso, abordado com metodologia descritivo-exploratória, de natureza qualitativa. No início do semestre letivo foi utilizado um questionário sobre as preferências dos alunos em relação às possíveis atividades de ensino. A partir das respostas foram planejadas atividades para serem utilizadas em complementação aos experimentos realizados em cada aula, de acordo com a ementa da disciplina. Ao final foi utilizado questionário de avaliação. Os resultados evidenciaram que escutar previamente os alunos, planejar as atividades de acordo com suas expectativas e buscar um bom relacionamento no laboratório são práticas eficazes no processo ensino/aprendizagem.

Abstract

The goal was to develop alternative activities to "traditional" teaching for Sanitary Chemistry Laboratory in a Civil Engineering course meeting the preferences on teaching / learning / assessment of students and enhancing the good teacher / student and student / student relationship. This is a case study, dealt with descriptive exploratory methodology of qualitative nature. At the beginning of the semester we used a questionnaire about the preferences of students concerning the possible teaching methodologies. From the responses activities were planned, which complemented the experiments carried out in each class, according to the menu of the discipline. At the end of the semester we used a questionnaire to gather the views of students. The results showed that pre-hearing students, plan activities according to your expectations and get a good relationship in the laboratory are effective practices in teaching / learning process.

Palavras-chave

Ensino de engenharia; Aprendizagem; Relacionamento interpessoal.

Keywords

Engineering education; Learning; Interpersonal relationship.

Texto em PDF