SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA A ABORDAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA

Sequence teaching based on solving problems for learning chemical kinetics

Autores: Amanda Maria Vieira Mendes Sales, Verônica Tavares Santos Batinga

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as possíveis contribuições de uma sequência didática baseada na abordagem de ensino por resolução de problemas para a aprendizagem dos estudantes sobre Cinética Química. Para isso foi aplicada uma sequência sobre a temática Cinética Química e Conservação de Alimentos a dezenove alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de Recife-PE. O presente estudo é de natureza qualitativa, constando dos procedimentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico, 2) elaboração de uma sequência didática, 3) aplicação da sequência didática em sala de aula e 4) análise do desenvolvimento da sequência didática. Para realizar a análise dos dados foram estabelecidas as seguintes categorias: fenomenológica, teórica e representacional. Os resultados apontam que os estudantes apresentaram um melhor nível de compreensão sobre conteúdos relacionados à cinética química, o qual avançou da dimensão fenomenológica para a teórica e na integração dessas duas dimensões.

Abstract

This work aims to analyze the possible contributions of a didactic sequence based on the teaching approach by solving problems for students learning about Chemical Kinetics. For that, a sequence was applied on the subject Chemical Kinetics and Food Conservation to nineteen students of the second year of high school in a public school in Recife-PE. The present study is of a qualitative nature, consisting of methodological procedures: 1) bibliographic survey, 2) elaboration of a didactic sequence, 3) application of the didactic sequence in the classroom and 4) analysis of the development of didactic sequence. To perform the data analysis, the following categories were established: phenomenological, theoretical and representational. The results show that the students presented a better understanding of contents related to chemical kinetics, which advanced from the phenomenological to the theoretical dimension and the integration of these two dimensions.

Palavras-chave

Resolução de problemas, cinética química, ensino médio.

Keywords

Problem solving, chemical kinetics, secondary school.

Texto em PDF