ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA DE CIÊNCIAS MEDIADA POR UMA ANALOGIA ENTRE UMA CÉLULA EUCARIONTE E O FUNCIONAMENTO DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Analysis of a science teaching activity mediated by an analogy between an eukaryotic cell and the functioning of a chemical laboratory

Autores: Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Anderson Arthur Rabello, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as implicações de uma atividade didática com caráter diagnóstico, baseada em uma analogia estabelecida entre uma célula animal e o funcionamento de um laboratório de Química. Essa análise foi conduzida com base na Teoria do Mapeamento Estrutural de Dedre Gentner. A atividade tinha como propósito diagnosticar o conhecimento de estudantes a respeito da morfologia e funcionamento de células eucariontes. Para isso, a atividade foi estruturada a partir de uma comparação entre aspectos conceituais das células e questões ligadas ao funcionamento de laboratórios. Os resultados mostraram que os estudantes conhecem bem os domínios alvo e base e perceberam similaridades entre o funcionamento de um laboratório e uma célula. Eles estabeleceram correspondências entre relações existentes em cada domínio, além de correspondências entre atributos. Contudo, a análise das respostas evidenciou que as correspondências foram estabelecidas, predominantemente, entre atributos e relações de primeira ordem. Além disso, os estudantes afirmaram que a comparação proposta auxiliou no entendimento dos conceitos do domínio alvo. A teoria utilizada nos permitiu perceber o nível de enriquecimento que pode ser explorado nessa analogia por um professor, tendo em vista o grau de sofisticação da comparação que estruturou a atividade.

Abstract

This study aims to analyze the implications of a didactic activity with diagnostic character, based on an analogy between an animal cell and the functioning of a chemical laboratory. This analysis was conducted according to the structural mapping theory proposed by Dedre Gentner. This activity intended to diagnose the knowledge of students about morphology and function of eukaryotic cells. It was structured based on a comparison between these conceptual aspects of cells and issues about the structure and management of a laboratory. The results showed that students knew about the target and base domains and were able to recognize similarities between the operation of a laboratory and a cell. They established correspondences in each domain and realized correspondences between attributes. However, analysis of the answers showed that correspondences were made predominantly between attributes and first order relations. In addition, the students said that the proposed comparison improved the understanding of the target domain concepts. The employed theory allowed us to realize the level of enrichment that can be achieved with the use of this analogy by a teacher, considering the sophistication of the comparisons that structured this activity.

Palavras-chave

Analogias; teoria do mapeamento estrutural; ensino de Ciências.

Keywords

Analogies; structural mapping theory; science teaching.

Texto em PDF