Practices in Science Teaching: Use of Fruits to Contextualize the Cytology Teaching
Autores: Rômulo Hohemberger, Jéssica de Góes Bilar, Renato Xavier Coutinho
Observando o ensino do tema citologia, surgiu à necessidade de trabalhar com a contextualização em sala de aula. Frente a este problema elaborou-se uma ação com objetivo de apresentar uma experiência no ensino de citologia, através da relação entre frutas e a estrutura celular, a partir de um seminário. Para dar sentido a esta proposta foi utilizada a metodologia do Arco de Maguerez, que pressupõe uma ação para análise do que sabemos, mediante uma reflexão, acabando com outra ação, propondo pensamento crítico e reflexivo. Desta forma, notou-se que os educandos se engajaram na atividade, percebendo-se uma mudança significativa em suas concepções. Assim, nota-se que aulas experimentais auxiliam a motivar e complementar o ensino de ciências.
Observing teaching theme cytology, the need to work with the contextualization in the classroom. Facing this problem was elaborated an action in order to present an experience in cytology teaching, through the relationship between fruit and the cell structure, from a seminar. To make sense of this proposal was used Maguerez of Arc methodology, which requires an action for review of what we know, upon reflection, ending another action, proposing critical and reflective thinking. Thus, it was noted that the students engaged in the activity, a significant change is realizing in his views. Thus, we note that experimental classes help to motivate and complement the teaching of science.
Problematização; Frutas; Célula; Estudo de caso.
Problematization; fruits; Cell; Case study.