PROJETO TONS DA TERRA: ENSINANDO CIÊNCIAS E QUÍMICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TINTA DE TERRA AMAZÔNICA

Shades of earth project: teaching sciences and chemistry through the amazonian earth production

Autores: Fernanda Tunes Villani, Gyovanni A. Aguiar Ribeiro, Danielle Cristina O. Ferreira, Mauro Melo Costa

Resumo

Há conhecimentos de química em diversas atividades do dia a dia. Entretanto, dificuldades na assimilação desses conhecimentos provocam reprovações na disciplina de química, tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior. Diante da reprovação, ocorre a desmotivação e, consequentemente, a evasão escolar. Pensando nisso, estudantes do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) durante a disciplina Estágio Supervisionado, desenvolveram uma nova metodologia de ensino com alunos do Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas na cidade de Manaus – Amazonas, através do Projeto Tons da Terra, que tinha como um dos objetivos fabricar tinta ecológica e de baixo custo a partir dos solos da Amazônia, resgatando uma atividade indígena milenar. Na fabricação de tintas, foram evidenciados aspectos das ciências químicas e de outras como as ciências da terra. O projeto também propiciou o desenvolvimento de projetos de extensão e iniciação científica dos estudantes de licenciatura participantes, sendo tema de monografias em áreas diversas do conhecimento voltados à Escola Básica. Os estudantes de licenciatura trataram de conhecimentos sobre a origem, a formação e a química dos solos e os processos químicos envolvidos na produção de tintas, desenvolvendo uma prática de ensino multidisciplinar. Os conhecimentos foram construídos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio de maneira suave e lúdica. A química deixou de ser uma disciplina difícil e temida e o aprendizado foi efetivo no contexto das atividades realizadas no projeto.

Abstract

There is chemistry knowledge in various day-to-day activities. However, difficulties in the assimilation of this knowledge provoke failures in the discipline of chemistry, both in High School and Higher Education. Faced with disapproval, there is demotivation and, consequently, school dropout. With that in mind, students of the Licentiate Degree in Chemistry of the Federal Institute of Amazonas (IFAM) during a Supervised Internship, developed in a new methodology of teaching with High School and Fundamental of public schools in the city of Manaus - Amazonas, through Project Shades Of Earth, which had as one of the objectives to manufacture ecological and low cost ink from the Amazonian soils, rescuing an ancient indigenous method. In the manufacture of paints, chemical and other sciences were evidenced as earth sciences. The project also promoted the development of extension projects and scientific initiation of the participating undergraduate students, being the subject of monographs in several areas of knowledge directed to Basic School. The undergraduate students dealt with knowledge about an origin, a formation and a chemistry of the soils and the processes involved in the production of paints, developing a multidisciplinary teaching practice. The knowledge was built by the students of Elementary and Middle School in a gentle and playful way. Chemistry has ceased to be a difficult discipline and has been the learning for the effective in the context of the activities carried out in the project.

Palavras-chave

Química. Solos da Amazônia. Tinta ecológica. Ensino de química.

Keywords

Chemistry. Soils of the Amazon. Ecological ink. Chemistry teaching.

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