Proposal of a didatic sequence focused on reading texts and seven chemical errors game for teaching of organic chemistry representational level
Autores: Edemar Benedetti Filho, Luzia Pires dos Santos Benedetti, Antonio Rogério Fiorucci, Jonas da Silva Mota, Edimara Cantú de Pinho
Devido a pesquisas apontarem dificuldades de aprendizagem de conteúdos de química orgânica apresentadas por alunos do ensino médio, uma sequencia didática foi desenvolvida utilizando de textos e jogo de passatempo para facilitar a aprendizagem dos alunos através de uma aula diferenciada. O jogo proposto foi uma versão adaptada do conhecido jogo dos sete erros. Os textos forneciam informações de moléculas relacionadas ao cotidiano e pistas sobre eventuais erros nas fórmulas estruturais das moléculas. A leitura dos textos discutindo fatos do cotidiano e conceitos científicos pelos alunos os levou a fazerem questionamentos para tirarem suas dúvidas possibilitando uma ação mediadora da professora em atuação na atividade. A partir dos instrumentos de coleta de dados, conclui-se que a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à leitura e escrita pelos alunos como traduzir a linguagem discursiva em linguagem química simbólica (fórmulas estruturais). Devido ao viez lúdico da sequencia e das características dos textos favorecendo um ensino voltado ao cotidiano, a atividade promoveu uma melhora na relação aluno-aluno e aluno-professor, ajudando a desmistificar a visão que a Química é uma disciplina desconexa do cotidiano do aluno.
Because of research pointing learning difficulties of organic chemistry content presented by high school students, a didatic sequence was developed using texts and an hobby game to facilitate the learning of students through a differentiated classroom. The proposed game was an adapted version of the well known game of seven errors. The texts provided information about molecules related to daily life and clues about possible errors in the structural formulas of the molecules discussed. The reading of texts discussing daily facts and science concepts by students led them to make inquiries to take your questions enabling an action mediating role of the teacher in the action. From the data collection instruments, it is concluded that the activity contributed to the development of abilities and skills by students related to reading and writing such as to translate the discursive language in symbolic chemical language (formulae). Due to playful character of sequence and texts features promoting an education aimed to the everyday, the activity promoted an improvement in student-student and student-teacher relationships helping them to demystify the view that Chemistry is a discipline disconnected of student dailylife.
Leitura; atividade lúdica; compostos orgânicos.
Reading; playfull activity; organic compounds.