UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ASTRONOMIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

An Experience of Teaching of Astronomy in the 6th Year if Fundamental Education

Autores: Lailson Ferreira Pereira, Luis Elan Feitoza Damasceno, Jordan Del Nero, Shirsley Joany Santos da Silva, Marcos Benedito Caldas Costa, Vicente Ferrer Pureza Aleixo e Carlos Alberto Brito da Silva Júnio

Resumo

Este trabalho aborda a questão do ensino de Astronomia dentro da disciplina de ciências através da(o): 1- análise do eixo “Terra e Universo” dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 2- perfil do profissional que ministra a disciplina, 3- análise da história e da importância da experimentação para o ensino da Astronomia no Brasil. O objetivo principal é analisar a concepção de alunos e professores a respeito da aplicação da experimentação no ensino de Astronomia em uma turma híbrida de 6º ano com 14 alunos, no período da recuperação (07/2016), em uma escola pública municipal de São Miguel do Guamá-Pa. Destacamos os percalços do professor da rede pública de ensino e a sua dificuldade em utilizar metodologias de ensino que fogem do tradicional, ressaltamos, os problemas com os cursos de formação concernentes ao ensino da Astronomia e destacamos a experimentação como ferramenta indispensável na construção desse processo de ensino e aprendizagem.

Abstract

This paper deals the question of astronomy teaching within the science discipline through: 1- analysis of the "Earth and Universe" axis of the National Curricular Parameters (NCPs); 2- profile of the professional who teaching the discipline; 3- analysis of the history and importance of experimentation for the teaching of Astronomy in Brazil. The main objective is to analyze the conception of students and teachers regarding the application of experimentation in the teaching of Astronomy in a hybrid class of 6º year with 14 students in the period recovery (07/2016) in an municipal public school of São Miguel of Guama-Pa. We highlight the teacher mishaps of the public school system and its difficulty in using teaching methodologies that go beyond the traditional, we emphasize, the problems with the training courses concerning the teaching of Astronomy and highlight the experimentation as tool indispensable in the construction of this teaching and learning process.

Palavras-chave

Ensino de Astronomia, Experimentação e Eixo “Terra e Universo”.

Keywords

Teaching of Astronomy, Experimentation and "Earth and Universe" axis.

Texto em PDF