DISCUTINDO EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOBRE CORPO HUMANO

Discussing biological evolution in the elementary education: a teaching strategy about human body

Autores: Leonardo Augusto Luvison Araújo e Ronaldo Antônio Paesi

Resumo

A evolução biológica tem uma importância fundamental para a Biologia contemporânea. Devido a sua relevância e as dificuldades de ensino, diversos autores tem apontado a necessidade de o conhecimento evolutivo ser abordado desde o Ensino Fundamental. O cenário no Brasil, contudo, é bem diferente: a teoria evolutiva é frequentemente trabalhada apenas no final do Ensino Médio. Considerando essa problemática na educação brasileira, o presente trabalho apresenta uma estratégia didática sobre evolução biológica que pode ser utilizada com estudantes do Ensino Fundamental, em conjunto com um conteúdo tradicionalmente trabalhado na disciplina de Ciências – o corpo humano. A estratégia didática foi avaliada em uma escola da rede federal, na cidade de Porto Alegre. A partir do desenvolvimento da atividade foi possível apresentar e discutir temas relacionados com a teoria evolutiva antes de sua abordagem formal no Ensino Médio, sem negligenciar conteúdos tradicionalmente abordados no Ensino Fundamental.

Abstract

The theory of evolution holds fundamental importance for modern biology. Due to their relevance and aspects of their teaching, several authors have pointed out the need for evolutionary knowledge to be introduced since elementary school. The scenario in Brazil, however, is quite different: evolutionary theory is often taught only at the end of high school. Considering this problem in Brazilian education, the present work presents a teaching strategy about biological evolution. The strategy can be used concomitantly with a content traditionally worked in the discipline of science in elementary education - the human body. The teaching strategy was evaluated in a high school in the city of Porto Alegre. Throughout the development of the activity it was possible to present and discuss topics related to evolutionary theory before its formal approach in High School, without neglecting the contents traditionally addressed in Elementary School.

Palavras-chave

Ensino de Evolução; Corpo Humano; Ensino Fundamental; Estratégia Didática.

Keywords

Teaching of Evolution; Human Body; Elementary School; Teaching Strategy.

Texto em PDF