O ENSINO DE ECOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E NO CONHECIMENTO ECOLÓGICO DE UMA TURMA DE 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

The Ecology Teaching and its influence on environmental perception and ecological knowledge of a 6th grade class of basic education

Autores: Raquel Gonçalves de Sousa e Dionéia Evangelista Cesar

Resumo

Os acadêmicos de licenciatura provavelmente entram em contato com o conceito de professor-pesquisador durante sua formação, entretanto, no momento da prática, podem aparecer dúvidas sobre as reais possibilidades de se desenvolver pesquisa em sala de aula. O objeto de estudo desta pesquisa se definiu do enfrentamento a essas dúvidas e do interesse em conciliar o ensino de ecologia com a educação ambiental. O objetivo foi analisar a influência do ensino de Ecologia na percepção ambiental e no conhecimento ecológico de uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A viabilidade de atividades práticas para o ensino de ecologia se tornou, no transcorrer do estudo, inevitavelmente um de seus objetos. Dentre essas atividades práticas desenvolvidas destaca-se a construção de um Terrário pelos alunos. Utilizou-se o questionário como instrumento de pesquisa, aplicando-os antes e após o desenvolvimento do projeto. A existência e o grau de percepção ambiental dos alunos foi analisado com base em suas atitudes de consumo registradas nos questionários. A construção do terrário, a visita à praça e a dinâmica sobre rede alimentar ampliaram as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. As aulas aumentaram o conhecimento ecológico dos educandos. Para além disso, o estudo demonstrou que é possível a conciliação ecologia/educação ambiental e apesar de todos os obstáculos inerentes a ser um professor-pesquisador.

Abstract

The academics with degree for teaching probably come into contact with the concept of teacher researcher during their formation, however, at the moment of the practice it can appear doubts about the real possibilities of developing research in the classroom. The object of study in this research was defined by the facing of these doubts and by the interest of conciliating the ecology teaching with the environmental education. The objective was to analyze the influence of the ecology teaching at an environmental perception and the ecological knowledge of a 6th grade class of fundamental teaching. The viability of practical activities for the ecology teaching became, in the course of the study, inevitably one of its objects. Among these practices developed it is highlighted the construction of the Terrarium by the students. It was used a questionnaire as an instrument of research, applying it before and after the project development. The students’ existence and level of environmental perception was analyzed based on their attitudes of consumption recorded in the questionnaires. The construction of the terrarium, the visit to the square and the dynamic about food chain expanded the possibilities of the teaching-learning process. The classes have increased the pupils’ ecological knowledge. Besides, the study demonstrated that it is possible the conciliation ecology/environmental education and, despite of all obstacles, being a teacher researcher.

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Percepção ambiental; Terrário.

Keywords

Science Teaching, Environmental Perception, Terrarium.

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