Structure of written arguments by elementary school students in a practical activity about living beings
Autores: Thiago Luis Silva de Oliveira, Caio Castro Freire, Marcelo Pereira e Marcelo Tadeu Motokane
Aprender ciências envolve o domínio da linguagem e das práticas discursivas características da ciência. Uma dessas práticas discursivas é a argumentação. O presente estudo dedicou-se a identificar os argumentos escritos por alunos do ensino fundamental após uma atividade prática sobre seres vivos. As produções textuais dos alunos foram analisadas por meio do layout de argumento de Toulmin. Identificamos onze argumentos escritos, todos contendo a estrutura dado, garantia e conclusão. Para a construção dos dados os alunos utilizaram resultados e discussões produzidos durante a realização de um experimento. Informações disponibilizadas no início e durante a atividade também foram importantes para a construção dos argumentos. Os resultados sugerem que a estratégia utilizada promoveu uma situação propícia à argumentação.
Learning science involves the use of scientific language and the discursive practices of science. Argumentation is one of the most important discursive practices used by the scientific community. This study aimed to identify the written arguments by elementary school students during a practical activity about living beings. The Toulmin Argument Pattern was used to analyze the students’ textual productions. We identified eleven written arguments, all of them with the same basic structure: data, supporting information and conclusions. Students used results and discussions from an experiment to construct the data. Information provided at the beginning and through the activity was also important for the construction of their arguments.
atividade prática, ensino por investigação, argumentos escritos, layout de argumento de Toulmin.
practical activity, problem based learning, written arguments, Toulmin’s Argument Pattern.