SERPENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

Snakes in the Context of Basic Education: environmental sensitizing in a public school in Paraíba

Autores: Bruna Elizabeth Silva de Pontes, Cássio Rachid Meireles de Almeida Simões, Gustavo Henrique Calazans Vieira e Francisco José Pegado Abílio

Resumo

A falta de conhecimento sobre as serpentes atrelada a elementos enraizados na cultura popular pode acarretar em um declínio destes animais, afetando o equilíbrio ecológico e, consequentemente, a sociedade. Sendo assim, investir em ações de Educação Ambiental como estratégia de sensibilização é de suma importância para o conhecimento e conservação dessa biodiversidade. Este trabalho teve como objetivo principal avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os ofídios e como estes foram reconstruídos após as vivências educativas em sala de aula. O estudo foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola da rede pública da cidade de João Pessoa – PB, utilizando como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quantitativa e os pressupostos da Pesquisa Participante. Identificamos após as abordagens, uma melhor compreensão dos discentes acerca da importância das serpentes.

Abstract

The unfamiliarity about snakes linked to elements rooted in popular culture can lead to the decline of these animals, affecting the ecological balance and, consequently, the society. This way, investing on Environmental Education measures as sensitization strategy is of paramount importance to the knowledge and conservation of snake biodiversity. This study aimed to evaluate the students prior knowledge about snakes and how these were reconstructed after the educational experiences in the classroom. The research was developed with the basic school students in a public school in the city of João Pessoa (Paraíba State, Brazil), using as a methodological approach the qualitative and quantitative research and assumptions of Participant Research. We identified, after the implemented educational activities, a better understanding of the students about the importance of snakes.

Palavras-chave

Serpentes, Educação Ambiental, Ensino Fundamental II

Keywords

Snakes, Environmental Education, Basic Education.

Texto em PDF