CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIENCIAS: SISTEMA URINÁRIO

Construction of a teaching model for the teaching of sciences: urinary system

Autores: Josélia dos Santos Alexandre, Valdir Alves de Mendonça e Maisa Clari de Farias Barbalho de Mendonça

O estudo testa o uso de um modelo didático como ferramenta de ensino utilizada na prática pedagógica, um método adequado para melhor aproveitamento do conteúdo do componente curricular de Ciências no ensino fundamental. Para realizar esta técnica, a abordagem dos conteúdos foi realizada em dois momentos. Numa primeira aula, a abordagem metodológica utilizada foi forma tradicional, com utilização mínima de recursos e, em seguida, aplicado um questionário fechado verificação de aprendizagem. Em outro momento utilizou-se de modelos didáticos do sistema urinário, confeccionados pelos próprios alunos e em seguida foi reaplicado o mesmo questionário, a fim de observar se com esta outra forma de abordagem do assunto, ocorre um melhor desempenho dos alunos. A partir dos resultados obtidos, verificamos que na Escola Municipal José Porto de Queiróz a confecção e utilização de modelos didáticos do sistema urinário pelos alunos provocou um maior interesse nas aulas do componente curricular de Ciências, despertando a curiosidade, a motivação e o desempenho aumentaram, quando os mesmos procuraram não apenas nomear estruturas, mas saber também as funções das mesmas no organismo humano.

The study tests the use of a didactic model as a teaching tool used in pedagogical practice, an appropriate method for better utilization of the content of the curricular component of science in elementary education. To perform this technique, the content approach was carried out in two moments. In a first class, the methodological approach used was traditional, with minimal use of resources and then applied a closed questionnaire learning check. At another time, we used didactic models of the urinary system, made by the students themselves and then reapplied the same questionnaire, in order to observe if with this other form of approach of the subject, a better performance of the students occurs. From the results obtained, we verified that in the Escola Municipal José Porto de Queiróz the preparation and use of didactic models of the urinary system by the students provoked a greater interest in the classes of the curricular component of Sciences, arousing the curiosity, the motivation and the performance increased, when they sought not only to name structures, but also to know their functions in the human organism.

Prática pedagógica; Conhecimento; Ciências.

educational practice, Knowledge, Science.