Science teaching in Multifunctional Resource Classrooms: the STS approach contributions to the inclusive pedagogical practice
Autores: Rejane Fernandes da Silva Vier e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise de estratégias de ensino de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) utilizadas na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e na classe comum do ensino regular, com a temática “Água”, na prática pedagógica inclusiva com alunos do sexto ano do ensino fundamental, público-alvo da educação especial, que frequentam o programa de atendimento educacional especializado Sala de Recursos Multifuncional. A metodologia utilizada nesse estudo foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As atividades foram aplicadas para 06 alunos do sexto ano do ensino fundamental que frequentam o programa de atendimento educacional especializado e visaram a integração do trabalho realizado na SRM com a classe comum do ensino regular e, desse modo, promover a inclusão educacional. Verificou-se que as atividades proporcionaram a reflexão sobre a temática e a integração do trabalho dos professores da classe comum do ensino regular e da SRM contribuindo para a inclusão dos alunos no processo ensino aprendizagem. Ressalta-se que o trabalho apresentado neste artigo é parte da pesquisa realizada na dissertação do mestrado profissional do Programam de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG).
This article aims to introduce one analysis on teaching strategies in science education with a Science, Technology and Society (STS) approach, that are used in Multifunctional Resource Classroom (MRC) and in the common class of regular education, with the theme “Water”, in the inclusive pedagogical practice with students of the sixth grade of elementary school in the special education system submitted to the specialized educational program Multifunctional Resource Classroom. In order to conduct this research we used the interpretative qualitative methodology with participant observation. The activities were performed with 6 students from the sixth grade of elementary school who attend to the specialized educational assistance program that aimed at the integration of work performed in the MRC and in the common regular education class and thereby, promote the educational inclusion. It was found that the activities have led us to a reflection on the proposed subject and the integration of the common class teachers’ work and the SRM teachers work, contributing to the inclusion of students in the teaching learning process. The work presented in this article is part of the result of a survey conducted in the master course of the Post-Graduation Program in Science and Technology Education, from the Federal Technological University of Paraná - Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG).
Inclusão Educacional. Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Ensino de Ciências. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Educational Inclusion. Multifunctional Resource Classroom (MRC). Science Teaching. Science, Technology and Society (STS).