O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE DEBATE SOBRE AS ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS COM ENFOQUE NA QUESTÃO AMBIENTAL

Science teaching through the debate about the energetic alternatives with emphasis on the environmental question

Autores: Felipe Damasio & Aline Tavares

Resumo

Este trabalho é um relato de uma experiência didática que usou como estratégia para a educação científica uma simulação de julgamento. Foram envolvidos mais de uma centena de alunos da Educação Básica de um colégio em Criciúma, SC. A questão julgada pelos participantes foi qual seria a melhor escolha para a produção de energia elétrica: hidrelétrica/termelétrica, eólica/solar ou a nuclear. A estratégia culminou em um evento com a participação de pais e convidados que emitiram um veredicto sobre qual das estratégias julgavam a mais viável a ser adotada. O resultado apontou a nuclear como a escolha do julgamento.

Abstract

This work is an account of a didactic experience that used how strategy for the scientific education a simulation of judgment. Were involved more than one hundred of students of Basic Education of a school in Criciúma, SC. The judge question by the participants was what will be the best choice for the production of electric energy: hydroelectric/thermoelectric, eolic/solar or nuclear. The strategy culminated in an event with participation of parents and guests that issued a verdict about which of the strategies considered the more viable to be adopted. The result appointed the nuclear energy how the choice of the judgment.

Palavras-chave

Física, Química, Tecnologia, Meio Ambiente, Aquecimento Global

Keywords

Physics, Chemistry, Technology, Environment, Global Warming

Texto em PDF