UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Use of Videos in Science Classes: Perspective for the promotion of Meaningful Learning

Autores: Raiane Rodrigues Quaresma, Anne Krisna Serrão Wanzeler e Priscyla Cristinny Santiago da Luz

Resumo

Este estudo reflete sobre o uso de vídeo como ferramenta pedagógica para a aprendizagem significativa. Teve por objetivo, verificar a ocorrência da aprendizagem significativa após o trabalho com os vídeos nas aulas de ciências. Corresponde a uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso, que ocorreu em duas turmas do 7° ano/9 (01 e 02) do Ensino Fundamental. Na pesquisa foram realizadas três sessões de vídeos sobre os conteúdos - Vertebrados e Mamíferos. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de dois questionários, um de sondagem e outro, pós vídeo. Os dados foram tratados pela técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados indicaram que as aulas com os vídeos foram mais proveitosas, pois 78,8% dos alunos obtiveram melhor apropriação do conteúdo. Os mapas conceituais apontaram a aprendizagem significativa, pois a compreensão do conteúdo chegou a um nível estrutural alfabetização biológica.

Abstract

This study reflects on the use of video as a pedagogical tool for meaningful learning. The objective was to verify the occurrence of significant learning after working with the videos in science classes. Corresponds to a qualitative research, based on a case study, that occurred in two classes of the 7th grade/9 (01 and 02) of Elementary School. In the research were realized three sessions of videos on the contents - Vertebrates and Mammals. Data collection took place through the application of two questionnaires, one of probing and another, video post. The data were treated by the Content Analysis technique (BARDIN, 2009). The results indicated that the classes with the videos were more useful, since 78.8% of the students obtained better appropriation of the content. The conceptual maps pointed to meaningful learning, because the understanding of the content reached a structural level biological literacy.

Palavras-chave

Vídeos, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.

Keywords

Videos, Science Teaching, Significant Learning.

Texto em PDF