A OBRA DE FRANCISCO VARELA COMO UMA TEORIA DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM UM ESTUDANTE COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM

Francisco Varela s Work as a Learning Theory: A Teaching Experience with a Student with Learning Deficit

Autores: Iramaia Jorge Cabral de Paulo, Sérgio Roberto de Paulo e Zeina A. Arruda

Resumo

Neste trabalho, são apresentados elementos da obra do neurocientista chileno Francisco Varela que têm potencialidade para contribuir com o escopo das teorias de ensino-aprendizagem da área de Ensino de Ciências. É reportada uma experiência de ensino em que o processo de aprendizagem de um estudante com déficit de aprendizagem é analisado sob o ponto de vista da obra de Varela.

Abstract

In this paper, it is exposed some aspects of the work of the Chilean neuroscientist Francisco Varela which potentially can contribute with the teaching-learning theories as a whole in science teaching. A learning experience is reported by analyzing the cognition process of a student with poor learning capacity under the Varela point of view.

Palavras-chave

Aprendizagem, Ensino de Ciências, enação, acoplamento estrutural.

Keywords

Learning, science teaching, enaction, structural coupling.

Texto em PDF