A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Forensic science as an active methodology in science teaching

Autores: Matheus Poletto

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar uma metodologia ativa para o ensino de Ciências baseada na Ciência Forense. As atividades foram separadas em módulos, objetivando a interdisciplinaridade do ensino e a interligação entre o conteúdo a ser ensinado e sua contextualização com a vida cotidiana dos discentes. Temas ligados à área de investigação forense, tais como, intervalo pós-morte, impressões digitais, pegadas, balística e manchas de sangue, foram abordados nos cinco módulos propostos. Os experimentos foram planejados de modo a utilizar reagentes simples, baratos e de fácil obtenção, para que desta forma possam ser reproduzidos por docentes e discentes de vários níveis de ensino. Formas de abordagem e integração dos conteúdos com as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática também foram propostas.

Abstract

This work aims to present an active methodology for science education based on Forensic Science. The activities were separated into modules, aiming the interdisciplinarity of teaching and also the interconnection between the content to be taught and its contextualization with the daily life of the students. Issues related to forensic investigations, such as postmortem interval, fingerprints, footprints, ballistics and blood stains, were evaluated in the five modules proposed. The experiments were designed to use simple, cheap and easily obtainable reagents that can be reproduced by teachers and students of various education levels. Forms of approach and integration of the contents with the subjects of Physics, Chemistry, Biology and Mathematics were also proposed.

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Ciência Forense. Interdisciplinaridade.

Keywords

Science education. Forensic Science. Interdisciplinarity.

Texto em PDF