Active methodologies in teaching geoprocessing
Autores: Eliane Maria Vieira
O presente trabalho tem por objetivo retratar a experiência de aplicação da metodologia ativa, empregando a Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, em uma turma da disciplina de Geoprocessamento do curso de Engenharia Ambiental. Este método se caracteriza pelo emprego de problemas do mundo real para encorajar os alunos a desenvolverem pensamento crítico e habilidade de solução de problemas e a adquirirem conhecimento sobre os conceitos essenciais da área em questão. A metodologia foi aplicada em uma turma com 34 alunos, dividida em grupos de três alunos. Como resultados nos percebemos a boa aceitação da metodologia pelos discentes e a possiblidade de trabalhos interdisciplinares. Também foi constatado a importância do docente estar interagindo constantemente com os grupos como facilitador da aprendizagem.
This work aims as portraying the experience of applying the active methodology, using the Problem Based Learning - PBL, in a class of Geoprocessing discipline of the Environmental Engineering course. This method is characterized by the use of real-world problems to encourage students to develop critical thinking, problem-solving skills and acquire knowledge of the essential concepts of the area in question. The methodology was applied in a class with 34 students, divided into groups of three students. As a result we could perceive the good acceptance of the methodology by students and the possibility of interdisciplinary work. It was also noted the importance of the teacher being constantly interacting with the groups as a facilitator of learning.
Metodologias ativas, problemas, Geoprocessamento.
Active methodologies, problems, Geoprocessing.