Nail polish: a theme for the construction of chemical knowledge of organic functions
Autores: Michele Tamara Reis, Mara Elisa Fortes Braibante e Ana Carolina Gomes Miranda
Esse artigo apresenta um relato de três oficinas temáticas aplicadas em uma turma da terceira série do Ensino Médio, com o objetivo de apresentar uma proposta diferenciada para o ensino do conteúdo de funções orgânicas, por meio da temática esmalte de unhas aliada a utilização de atividades experimentais. A abordagem do cosmético esmalte de unhas possibilitou a contextualização de conceitos Químicos, como funções orgânicas, grupos funcionais e reações, por meio da investigação da composição química dos rótulos de esmaltes, bem como, realização de experimentos para identificação e síntese de compostos orgânicos.
This article presents an account of three thematic workshops applied in a third grade high school class, with the objective to introduce a differentiated propose to learning the content of organic functions through the nail polish them combined to experimental activities. The approach of cosmetic nail polish made possible the contextualization of chemical concepts, such as organic functions, functional groups and reactions, through the investigation of the chemical composition of the polish labels, as well as experiments to identify and synthesize organic compounds.
Esmalte de unhas; Funções orgânicas; Cosméticos.
Nail polish; Organic functions; Cosmetics.