ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Integrated pedagogical strategies for the teaching of chemistry in youth and adults education (EJA)

Autores: Natália de Jesus Silva, Luis Fernando Chagas Sobrinho, Gisele da Silveira Lemos, Sergio Luiz Bragatto Boss, Júlio César Castilho Razera, Maria Nilsa Silva Braga, Nemésio Matos de Oliveira Neto, Baraqu

Resumo

Este artigo descreve as contribuições de uma sequência didática baseada na resolução de problemas e uso de mapas conceituais aplicada no ensino de Química para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da intervenção em sala de aula foi promover a aprendizagem de diferentes conteúdos disciplinares de Química e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, por meio da elaboração de mapas conceituais produzidos antes e após a aplicação de uma sequência didática com o tema “óleos essenciais”. A experiência pedagógica envolveu as seguintes etapas: apresentação da situação problema, aulas expositivas dialogadas, atividades investigativas e experimentais diversas. Diante dos resultados, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados pelos estudantes durante a elaboração dos mapas conceituais e dos textos produzidos. Além disso, a estratégia de aplicar a sequência didática articulada com os mapas conceituais facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos disciplinares. Inferimos, ainda, que a forma com que a sequência didática foi trabalhada, aliada com a construção dos mapas conceituais, revelou-se uma estratégia com aspectos relevantes para o ensino de Química na EJA.

Abstract

This article describes the contributions of a didactic sequence based on problem solving and the use of concept maps in chemistry teaching, for students of Youth and Adults Education (YAE). The objective of the classroom intervention was to promote the learning of different disciplinary contents of Chemistry and to evaluate the knowledge acquired by the students, through the elaboration of concept maps produced before and after the application of a didactic sequence with the theme "essential oils". The pedagogical experience involved the following steps: presentation of the problem, lectures dialogued, diverse investigative and experimental activities. In view of the results, it was possible to perceive the advances achieved with this strategy, demonstrated through the acquisition of new knowledge of Chemistry manifested by students during the preparation of concept maps and texts produced. In addition, the strategy of applying the didactic sequence in combination with the concept maps facilitated progressively the students learning in relation to the disciplinary contents. We also infer that the way in which the didactic sequence was worked, allied with the construction of concept maps, revealed a strategy with relevant aspects for the teaching of Chemistry at YAE.

Palavras-chave

Sequência Didática, Mapas Conceituais, Ensino de Química, Resolução de problemas.

Keywords

Didactic Sequence; Concept Maps; Teaching of Chemistry; Problem Solving.

Texto em PDF