EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR PARA DEBATER INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO ENSINO MÉDIO

Health Education at School: Action Plan for School to debate Sexually Transmissible Infections in Secondary Education

Autores: Athyla Caetano, Sidnei Quezada Meireles Leite e Caroline Azevedo Rosa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de estudar a execução de um Plano de Intervenção Escolar construído para abordar a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), cujos dados estatísticos da OMS e MS/Brasil indicam que representam um problema de saúde pública mais comum em todo o mundo, sobretudo no Brasil que vem crescendo sobremaneira o número de casos entre adolescentes e adultos jovens. Este trabalho trata de um relato de experiência, de natureza qualitativa descritiva, realizado a partir de um Plano de Intervenção Escolar em IST realizado com estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, do Ensino Médio de uma escola de Piúma, Espírito Santo, Brasil. A intervenção escolar promoveu o aumento do interesse dos estudantes pela temática IST devido ao aumento da taxa de esclarecimento de dúvidas, solicitação de preservativos e submeterem-se aos testes rápidos para detecção de IST. Concluímos que a Intervenção Escolar foi fundamental para o processo de formação dos estudantes, promovendo criticidade e autonomia em suas escolhas. Acreditamos que este tipo de ação possa contribuir de forma importante para a redução de preconceitos e o número de novos casos de IST.

Abstract

The objective of this study was to study the implementation of a school intervention plan designed to address the issue of Sexually Transmitted Infections (STI) which WHO and Health Ministry/Brazil statistics indicate that they represent a common public health problem throughout the country world, especially in Brazil, the number of cases among teenagers and young adults has increased dramatically. This paper deals with a descriptive qualitative experience report, based on an STI School Intervention Plan carried out with students, aged 14 to 21 years, from the secondary school in Piúma city, Espírito Santo State, Brazil. The school intervention promoted an increase in the interest of students in STI due to the increase in the rate of clarification of doubts, request of condoms and to undergo the rapid tests for the detection of STI. We conclude that the School Intervention was fundamental for the students training process, promoting criticality and autonomy in their choices. We believe that this type of action can contribute significantly to the reduction of prejudices and the number of new cases of STI.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Intervenção escolar; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Saúde Escolar; Educação em Ciências.

Keywords

Health education; School intervention; Sexually Transmitted Infections; School Health; Science Education.

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