MATERIAIS DIDÁTICOS DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA MUITO ALÉM DOS LIVROS: ENTRELAÇANDO OS SABERES NA GRADUAÇÃO

Didactic materials of cryptogrammic botany very beyond the books: transferring the knowledge in the graduation

Autores: Janaína Vital de Albuquerque e Eliete Lima de Paula Zárate

Resumo

Este trabalho apresenta a utilização de herbários criptogâmicos, criados a partir de coletas em aulas de campo com enfoque no estudo das briófitas e pteridófitas, onde destaca-se a importância das aulas práticas e de campo, como estas influenciam na fixação do conteúdo. O estudo foi realizado através de coletas entre dezembro de 2009 e maio de 2015, em aulas práticas de campo com as turmas de disciplinas que abordam os respectivos grupos de plantas criptogâmicas, cujas atividades de ensino foram desenvolvidas no Laboratório Didático de Botânica localizado no Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com alunos da graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), abrangendo nove turmas englobando cerca de 180 alunos. As coletas para a confecção do herbário foram realizadas em todo o Estado da Paraíba evidenciando um misto vegetacional proporcionando aos alunos uma melhor aprendizagem. Com essas práticas, evidenciou-se um melhoramento no que diz respeito à fuga dos procedimentos tradicionais.

Abstract

This work presents an application of cryptogamic herbariums, created from field collections with a focus on the study of bryophytes and pteridophytes, highlighting the importance of practical classes and the field, as these influence the content fixation. The study was carried out by means of collections between December 2009 and May 2015, in practical field practices with classes of subjects that address the respective groups of cryptogamic plants, whose teaching activities were developed in the Didactic Laboratory of Botany located in the Department of Systematics and Ecology (DSE) of the Federal University of Paraíba (UFPB), with undergraduate students in Biological Sciences (Licenciatura and Bachelor), encompassing about 180 students. As collections for a preparation of the herbarium were carried out throughout the State of Paraíba showing a vegetative mix providing students with better learning. As a practical matter, there was an improvement with regard to the escape of traditional procedures.

Palavras-chave

Herbário; Planta criptogâmica; Coleção didática; Aulas de campo.

Keywords

Herbarium; Cryptogamic plant; Didactic Collection; Field lessons.

Texto em PDF