Chemistry teaching and learning in the dynamic-interactive perspective
Autores: Hudson Wallace Pereira de Carvalho, Ana Paula de Lima Batista & Claudia Maria Ribeiro
Este trabalho traz uma análise do processo de ensino e aprendizado de alguns conteúdos da disciplina de química abordada no ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes da rede pública. A metodologia consistiu em aulas experimentais, cuja abordagem pedagógica foi baseada na teoria sócio-interativista elaborada por Vygotsky. Empregaram-se como instrumentos de avaliação questionários e textos construídos pelos estudantes. Os resultados observados indicam que o método apresentado neste trabalho, pode constituir-se em uma ferramenta interessante no processo de ensino e aprendizagem de química, visto que os dados mostraram aumento na apropriação/construção dos conhecimentos por parte dos estudantes. Este fato pode ser atribuído principalmente ao emprego linguagem e contextos pertencentes ao cotidiano.
In this work we have analyzed the teaching and learning processes about some contents inside of high school chemistry. This work was carried out with students belong the governmental school system. The method employed consisted in experimental classes, whose pedagogical directives was based on Vygotsky theory. The research tools were questionnaires and texts wrote by students. The results indicated that method presented, may to constitute one interesting way to teach and learn chemistry, since that data collected shown increasing in students earning. This fact could attribute to employed quotidian language and context use in classes.
momentos pedagógicos, intervenções, dinâmico-interativa
pedagogical moments, interventions, dynamic-interactive