Ecological interaction game development and its application to biology teaching
Autores: Pricila de Lara, Elizangela Cristina Bozza, Nives Fernanda Jarochynski, Tamara van Kaick e Letícia Knechtel Procopiak
Em período de avanços tecnológicos, inúmeros atrativos digitais e interativos, há necessidade de que os professores aprimorem estratégias metodológicas para despertar o interesse e atenção de estudantes nas disciplinas, porém sem perder a consistência dos conteúdos. Este artigo relata a experiência da aplicação de um jogo sobre Interações Ecológicas, desenvolvido pelas autoras, para o ensino de Biologia. O objetivo foi verificar a validade da utilização de metodologias diferenciadas – neste caso específico, o jogo – na contribuição da aprendizagem escolar. Para analisar a eficácia do jogo, como reforço do conteúdo abordado, foi realizado um questionário pré-teste; seguido de aulas teórico-práticas e da aplicação do jogo com 77 alunos. Um pós-teste foi utilizado com o intuito de comparar se houve um melhor entendimento do conteúdo. Também, foi realizada uma avaliação do jogo por parte dos estudantes, como forma de analisar a eficácia no reforço do conteúdo e na dinâmica de aula. Foi possível observar, ao final da pesquisa, que o jogo auxiliou na compreensão e no reforço do conteúdo sobre interações ecológicas e que a dinâmica desenvolvida mostrou-se atraente e eficaz para os estudantes.
In times of technological progress and a variety of appealing digital and interactive devices, teachers do need to improve their teaching methodology in order to draw students attention without losing the teaching subject consistence. The present article describes the experience of using the Ecological Interaction game developed by the article authors to teach biology. The present research aims at appraising how different methodologies may contribute to in-school learning, herein referring to the Ecological Interaction game. To analyze the game efficacy as learning reinforcement we carried out a pre-test questionnaire followed by theory-practice classes and game application to 77 students. A post-test was carried out to check if the students could understand better the contents taught. Also, the students appraised the game as a way to analyze its efficacy as learning reinforcement and its contribution to provide a dynamic class. The research result showed the game helped both the ecological interaction content reinforcement and the students understanding, besides indicating the game dynamics developed by the authors is efficient and attractive to students.
Estratégias metodológicas, lúdico; aprendizagem, jogos.
Playful methodological Strategies; Learning; Games