FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO PARA O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

The continuing education of science teachers: in-service training in the use of problem-situations

Autores: Mara Elisângela Jappe Goi e Flávia Maria Teixeira dos Santos

Este artigo apresenta o resultado de uma ação universitária que acompanhou a trajetória de professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo da proposta foi fornecer ao professor da Educação Básica subsídios para o trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas, discutindo os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da Resolução de Problemas. Apresentamos os problemas produzidos pelos professores em curso de formação, discutimos as suas fragilidades, como também as situações consideradas adequadas para serem utilizados na Educação Básica, pelos professores formadores. A investigação confirma a importância e relevância do professor ser autor de seu próprio material didático.

This article presents the results of a university action that followed the path of Natural Sciences teachers of Basic Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The proposal was to provide teachers of the Basic Education with grands of Problem Solving Methodology, discussing the epistemological, pedagogical and psychological aspects of Problem Solving. We present the problems produced by teachers in the in-service training, we discuss about their weaknesses, as well as situations considered suitable for essays in Basic Education, by the teacher trainers. The investigation confirms the importance and relevance of the teacher being the author of his own didactic material.

Formação de professores, Metodologia de Resolução de Problemas, Ensino de Ciências.

In-Service training teachers, problem solving methodology, Science education