O ESTUDO DA TERMODINÂMICA COM O USO DE FOLHETOS DE CORDEL

Studying Thermodynamics by Using "Folhetos De Cordel"

Autores: Romário Felinto Rafael, Rafaella Martins da Silva, Francisco Augusto Silva Nobre e Laylson Alves Vieira

Resumo

São vários os fatores que contribuem para a predominância de uma metodologia tradicional de ensino nas escolas, passando pelo uso quase exclusivo do quadro branco, pincel e apagador, e até pelo uso de metodologias que têm como base o que Paulo Freire chama de educação bancária. Assim, entendemos que se faz necessário o uso de mecanismos que venham a facilitar o ensino-aprendizagem, em especial para o ensino das ciências. Nessa perspectiva, propomos uma metodologia de ensino com o intuito de melhorar a aprendizagem dos estudantes de Física no Ensino médio. Utilizamos os Folhetos de Cordel enquanto ferramenta didática, e uma sequência de ensino para o uso dos mesmos em sala de aula. Para avaliarmos nossa proposta, realizamos um minicurso de três encontros, numa turma do primeiro ano de uma escola de ensino médio situada na cidade do Crato, Ceará. De início, utilizamos o Folheto de Cordel, Física Conceitual em Folhetos de Cordel: Calor, Temperatura e Dilatação, quando aplicamos uma sequência de ensino que propomos. Para trabalharmos com os conhecimentos prévios e a aprendizagem dos alunos, fundamentamos nosso trabalho com a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e consideramos os folhetos como uma ferramenta que carrega o Enfoque CTS em sua abordagem. Analisamos a aprendizagem dos alunos, acerca do conteúdo, por meio de questionários e entrevistas, que serviram para verificarmos quais conceitos relevantes na estrutura cognitiva dos mesmos foram alterados ou acrescentados. A partir da análise das respostas dos questionários e das entrevistas, verificamos que o uso dos Folhetos de Cordel para além da divulgação científica, com o uso da sequência proposta, nos trouxe evidências de aprendizagem e motivação dos alunos, especificamente para o conteúdo: Calor, Temperatura e Dilatação.

Abstract

There are several factors that contribute to predominance of a traditional education in schools, through the almost exclusive use of the whiteboard, brush and eraser, and even through using of methodologies based on what Paulo Freire determined as “banking education”. Thus, we understand a needing for use mechanisms to facilitate teaching and learning, especially for the teaching of science. From this perspective, we propose a teaching methodology intending to improve the learning of physics students in High School. We used the “Folhetos de Cordel” as a didactic tool, and a teaching sequence for their use in the classroom. In order to evaluate our proposal we realized three meetings with students from the first year high school located in Crato, Ceará. At first, we used the “Folheto de Cordel”, Conceptual Physics in “Folhetos de Cordel”: Heat, Temperature and Dilation, when we applied a sequence of teaching that we propose. In order to work with students prior knowledge and learning, we based this work on David Ausubel theory of meaningful learning and consider the booklets as a tool that carries the CTS approach in its approach. We analyzed the students learning through questionnaires and interviews, which served to verify relevant concepts in the cognitive structure of them were altered or added. From the analysis of the questionnaire and interview responses, we verified that the use of “Folhetos de Cordel” in addition to the scientific dissemination, with using the proposed sequence, brought us evidence of student learning and motivation, specifically for content: Heat, Temperature and dilation.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Folhetos de Cordel Científicos.

Keywords

Meaningful Learning, Physics Teaching, Scientific “Folhetos de Cordel”.

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