LEITURAS E REPERTÓRIOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SER CIENTISTA... DIARIAMENTE

Readings and artistic-cultural repertoires in the science teacher training: being scientist... every day

Autores: Guilherme Trópia

Resumo

Este relato de experiência apresenta atividades que foram disparadas a partir de um certo estranhamento de professor de ciências em formação inicial ao serem confrontados com a representação do cotidiano de cientistas em repertórios artístico-culturais, como a literatura. As atividades vivenciadas se apropriaram de exercícios de leitura e escrita de produções artístico-culturais como lugar de produção de sentidos na busca de novos caminhos ao ensino e aprendizagem em ciências. Destaco a leitura da canção Diariamente apresentada pela cantora Marisa Monte para pensar modos como enredamos práticas e saberes na construção dos cotidianos dos cientistas. Deste modo, a experiência relatada desenvolveu na potencialidade das leituras e escritas atravessadas por repertório artístico-culturais com o imaginário dos cotidianos dos cientistas em diferentes modos de inventar a vida e experimentar o mundo.

Abstract

This report of experience presents activities that were triggered from a certain strangeness of science teacher training when they were confronted with the daily representation of scientists in artistic-cultural repertoires, as literature. The activities carried out appropriated reading and writing exercises of artistic-cultural productions as a place of production of meanings in the search for new paths to teaching and learning sciences. I pointed the reading of the song Diariamente presented by the singer Marisa Monte to think of ways in which we tell practices and knowledge in the construction of the daily life of the scientists. In this way, the reported experience developed in the potential of the readings and writings crossed by artistic-cultural repertoires with the imaginary of the daily life of the scientists in different ways of inventing life and experiencing the world.

Palavras-chave

leitura, repertório artístico-cultural, formação de professores

Keywords

Reading, artistic-cultural repertoires, teacher training

Texto em PDF