A UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL ELABORADO COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA INTRODUÇÃO AO MOVIMENTO DOS CORPOS

Use of an Instructional Material prepared based on Significant Learning: an introduction to the movement of bodies

Autores: Rogério Oliveira e Giuseppi Camiletti

Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um Material Instrucional baseado na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira, para introdução dos conceitos relacionados ao movimento dos corpos. O Material Instrucional foi aplicado em 18 horas-aula para 22 alunos do Apoio Escolar (Grupo Experimental) da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo localizada em Vila VelhaES. O objetivo é relatar as estratégias utilizadas para a elaboração do Material Instrucional e avaliar os impactos da sua implementação para a aprendizagem dos conceitos relacionados ao movimento dos corpos. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: o Pré e o Pós-teste, Mapas Conceituais, “Estado de Humor” dos alunos, Diário de Bordo realizado pelo professor e Entrevista com os alunos. O delineamento escolhido para o trabalho foi o do tipo experimental e a análise dos dados teve enfoque principalmente quantitativo. Os resultados do trabalho se complementaram e indicaram o êxito do material elaborado com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos relacionados ao movimento dos corpos.

This paper presents the results of applying an instructional material based on Ausubel Meaningful Learning and Teaching Units in Potentially Significant proposed by Moreira, to introduction of the concepts related to the movement of bodies. It was applied in 18 class hours for 22 students of the School Support (experimental group) of the School for-Sailors of the Holy Spirit located in Vila Velha - ES. The aim is to describe the strategies used for the preparation of instructional material and evaluate the impact of its implementation for the learning of concepts related to movement of bodies. For this, the following data collection instruments were used: the pre and post-test, concept maps, "Mood" of students, Diary carried out by the teacher and Interview with students. The design chosen for the work was the experimental type and the data analysis was mainly quantitative approach. The results of work complemented and indicated the success of the prepared material based on Meaningful Learning Theory of assumptions to introduce concepts related to the movement of bodies.

Aprendizagem Significativa; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Movimento dos corpos; Material Instrucional; Delineamento Experimental.

Meaningful Learning; Teaching Unit Potentially Significant; bodies of movement; instructional material; Experimental Design.