The approach of the three pedagogical moments in the study of average scalar velocity
Autores: Danúbia Damiana Santos Bonfim, Priscila Caroza Frasson Costa e William Junior do Nascimento
Este trabalho consiste em um relato de experiência referente à abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos aplicada em uma turma de Formação de Docentes na disciplina de Física. O objetivo foi desenvolver o conteúdo específico de velocidade escalar média em consonância à educação no trânsito, além de analisar as possibilidades que esta abordagem pode proporcionar nas aulas Física. A análise deu-se pela avaliação qualitativa dos argumentos dos estudantes construídos ao longo das atividades propostas, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir sobre a importância de se estudar a velocidade escalar média, além de observar como essa metodologia pode motivar os estudantes a tornarem-se sujeitos críticos e reflexivos de suas próprias experiências.
This work consists of an experience report with a methodological approach of the Three Pedagogical Moments applied in a class of Teachers Training in the discipline of Physics. The objective was to develop the specific content of average scalar velocity in communion to traffic education, in addition to analyzing the possibilities that this approach can provide in Physics classes. The analysis was based on the qualitative evaluation of the arguments of the students constructed along the proposed activities, in order to identify, if indeed, they were able to reflect on the importance of studying the average scalar velocity, besides observing how this methodology can motivate the students to become critical and reflective subjects of their own experiences.
Três Momentos Pedagógicos, problematização, Ensino de Física, velocidade escalar média, educação no trânsito.
Three Pedagogical Moments, problematization, Physics Teaching, average scalar velocity, traffic education.