The Discharge of Batteries as a Theme of Teaching in Cooperative Groups
Autores: Roberta Bezerra de Lima e Carlos Magno Lima Fernandes Silva
Diante da necessidade de novas abordagens metodológicas para o ensino de ciências, com vistas à formação integral do aluno, investiga-se o potencial de atividades em grupos cooperativos para sensibilizar os alunos sobre as consequências do descarte inadequado das pilhas e baterias. Para tanto, na disciplina de química, utilizou-se a metodologia da Aprendizagem Cooperativa (AC) no formato Jigsaw em atividades de solução de um problema que envolve o descarte indevido de material eletroeletrônico. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da segunda série do ensino médio integrado ao profissionalizante de uma escola particular sem fins lucrativos, localizada em Natal/RN. Ao fim, pode-se considerar que o uso da temática, concomitantemente com a utilização da AC, contribuiu para os alunos desenvolverem algumas competências sociais de cooperação e ética no âmbito do estudo das ciências. Além disso, contribuiu para sensibilizá-los diante da preocupante problemática ambiental do descarte de material eletroeletrônico, uma vez que, percebe-se em seus discursos escritos, não só o reconhecimento das consequências do descarte inadequado desses materiais, como também a importância de se buscar soluções para o problema.
In view of the need for new methodological approaches to science education with a view to the complete formation of the student, the potential of activities in cooperative groups is investigated to sensitize students about the consequences of improper disposal of electronic waste, especially batteries. Therefore, in the discipline of chemistry, the methodology of Cooperative Learning (CL) in Jigsaw format was used in activities to solve a problem that involves the undue discarding of electro-electronic material. The subjects of the research were students of the second grade of high school integrated to the professional of a private non-profit school located in Natal/RN. To the end, it can be considered that the use of the theme, together with the use of the AC contributed to the students to develop some social skills of cooperation and ethics in the scope of the study of the sciences. Also, it has made them aware of the worrisome environmental problem of discarding electronic equipment. Since, in their texts, see not only the recognition of the consequences of the inappropriate disposal of these materials, but the importance of seeking solutions to the problem.
Ensino de Ciências, Grupos, Aprendizagem Cooperativa, Resíduos Eletrônicos.
Science Teaching, Groups, Cooperative learning, electronic waste.