Roletrando Play as Alternative Methodology in Chemistry Teaching
Autores: Alessandra Meireles do Amaral, Ana Nery Furlan Mendes e Paulo Sérgio da Silva Porto
O ensino de Química não pode ser reduzido simplesmente à transmissão de símbolos, fórmulas, conceitos, mas deve estar em referência com a vida do aluno, para que o mesmo possa assimilá-lo com mais facilidade e de forma mais prazerosa e significativa. O presente artigo descreve uma pesquisa realizada no ambiente escolar com a utilização de um jogo como metodologia no ensino de Química Orgânica. A pesquisa teve por objetivo desenvolver a estrutura e construir o jogo didático “Roletrando” para aplicação de conceitos de química orgânica e analisar o desempenho dos alunos antes e após a aplicação do mesmo. Esse jogo é constituído por uma roleta com 18 divisões de 50 cm de diâmetro, cartões perguntas correspondendo às divisões da roleta com questões relacionadas ao tema proposto e cartão resposta. Os participantes desta pesquisa foram alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública de Sooretama-ES. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários. Os resultados apontaram que a utilização dessa metodologia contribuiu para a melhoria no processo de ensino aprendizagem e promoveu a proatividade e a autoconfiança dos discentes em relação à disciplina.
The teaching of chemistry cannot be reduced simply to the transmission of symbols, formulas, concepts, but must be in reference to the life of the student, so that it can assimilate it easier and more enjoyable and meaningful way. This article describes a survey conducted in the school environment with the use of a game as a methodology in teaching Organic Chemistry. The research aimed to develop the structure and build the educational game "Roletrando" for application of organic chemistry concepts and analyze student performance before and after implementation. This set consists of a wheel 18 divisions of 50cm in diameter questions cards corresponding to the roulette divisions issues related to the proposed theme and design response. The participants in this study were students of the 3rd year of high school in a public school Sooretama-ES. Data were collected through questionnaires. The results showed that the use of this methodology contributed to the improvement in teaching and learning process and promoted the proactivity and self-confidence of students in relation to discipline.
Jogo Didático. Ensino de Química. Roletrando.
Didactic game. Chemistry teaching. Roletrando.