Feeling garden as inclusive practice in botany tutorship for high school students
Autores: Jéssica Oliveira Chaves, Régia Maria Reis Gualter e Lourhana dos Santos Oliveira
A Botânica é um dos assuntos trabalhados nas aulas de Ciências que apresenta uma diversidade de termos científicos, teorias, onde trabalhar esses assuntos com alunos de ensino médio torna-se um desafio, especialmente para alunos cegos. O ensino de Botânica, descrito basicamente através dos livros didáticos, ainda provoca muitas dúvidas aos alunos, pois são assuntos vistos de forma abstrata e memorística, dificultando a aprendizagem durante as aulas ministradas. Nesse sentido, o presente estudo objetivou a produção de um jardim de sensações com alunos cegos e videntes para dinamizar o assunto de morfologia vegetal presente nos assuntos de botânica e promover, aos partícipes da comunidade escolar, medidas inclusivas aos alunos cegos presentes na instituição de ensino. O trabalho foi realizado no Instituto Federal do Maranhão- Campus Caxias, nas turmas de Informática A e B do ensino médio, as quais apresentavam alunos cegos. Inicialmente foram ministradas aulas sobre célula vegetal, tecido vegetal e ciclos reprodutivos vegetais e em seguida foi elaborado um jardim de sensações no Laboratório de Biologia da escola, simulando uma trilha com diversidade de vegetais com texturas e tamanhos diferenciados, além dos pisos diversificados. Em seguida foi aplicado um questionário de pós-pesquisa para análises dos dados adquiridos com a metodologia utilizada. Os resultados obtidos demonstram que o uso do espaço não-formal para a aula de botânica auxilia em um melhor entendimento sobre o assunto ministrado. A utilização do jardim é um método dinamizador e esclarecedor de ensino que docentes necessitam inserir em suas atividades pedagógicas, buscando suprir suas dificuldades diante da inclusão escolar. Esse estudo conclui que o uso do jardim é um método eficaz para a educação especial e capaz de estimular alunos cegos e videntes a utilizar seus diferentes sentidos para aprender os conhecimentos sobre botânica de forma prática e dinâmica, e promovendo aos professores meios que podem facilitar o ensino em sala de aula e incentivar medidas inclusivas no âmbito escolar.
Botany is one of the subjects covered in the science classes that presents a diversity of scientific words, theories, where work on these issues with high school students become a challenge, especially for blind ones. The teaching of Botany described primarily through schoolbooks still causes many questions to students, because the subjects are seen through an abstract and memorizing way, making it difficult the apprenticeship during the classes taught. In this sense, the present study aimed the production of a sensations garden with blind and sighted students to dynamize the subject of plant morphology, present in the subjects of botany and promote the participants of the school community, inclusive measures to blind students attending the educational institution. The study was conducted with blind students that attend Computering classes A and B at the Federal Institute of Maranhão -Campus Caxias., with the classes A and B of high school, which had blind students. Initially, it was taught classes about plant cells, plant tissue and plant reproductive cycles. After it was elaborated a sensations garden on the school biology laboratory, simulating a track with diversity of plant with textures and different sizes, in addition to diverse floors. Then it was applied a post-research questionnaire for analysis of the acquired data with the methodology used. The results shown that the use of non-formal space for botanical class assists a better understanding of the given subject. The use of the garden is a dynamic and enlightening method of teaching that teachers need to insert in their educational activities, seeking to overcome their difficulties before the school inclusion. This study concludes that the use of the garden is an effective method for special education and is able to stimulate blind and sighted students to use their different sense to learn the knowledge of botany in a practical and dynamic way, and promotes to the teachers means that can facilitate teaching in the classroom and encourage inclusive measures in schools.
Ensino de Botânica; Alunos cegos e videntes; Aprendizagem Significativa.
Botany teaching; Blind and sighted students; Meaningful Learning.