Elaboração em grupo de roteiros de simulações de Química: uma aproximação à aprendizagem significativa colaborativa

Elaboration of chemistry scripts for simulations in groups: an approximation to collaborative significant learning

Autores: M.E. Infante-Malachias, A.M. Navas, C.A.A. Nunes, A.M.P. Santos-Gouw, M.E. Fejes

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência realizada no âmbito do Projeto Laboratório Didático Virtual de Química, onde alunos de Ensino Médio de escolas públicas do estado de São Paulo foram convidados a elaborar, em grupos, roteiros de simulações virtuais a partir de situações do cotidiano. Apresenta-se aqui um estudo de caso que analisou o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos de primeiro ano de Ensino Médio. A análise dos diferentes documentos de registro e também dos roteiros de simulação produzidos pelos alunos indicou que este tipo de atividade pode favorecer a ocorrência de aprendizagem significativa entre os estudantes participantes do projeto, no que se refere à elaboração e uso de estratégias de aprendizagem e à criação e elaboração em grupo de roteiros de simulação. Os alunos desenvolveram diversas habilidades, utilizaram adequadamente conceitos disciplinares e se posicionaram diante de alguns assuntos assumindo uma postura valorativa e ética.

This work represents the results of an experience done in the Virtual Laboratory of Chemistry, where college public schools pupils of the State of São Paulo, were invited to elaborate in groups virtual simulation scripts resolving everyday situations. We show here a study case analyzing the work of first year students. The analysis of different documents such as class registers and the scripts produced showed that this kind of activity favors significant learning in the students that participated in the project both in the elaboration and the use of different learning strategies and the creation and development of the simulation scripts. The students developed different abilities, used adequately disciplinary concepts and took straightforward positions in front of various matters assuming an ethic and valuable posture.

simulações de química; trabalho em grupo; aprendizagem significativa

chemistry simulations, work in groups, significant learning