CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA

Biology curriculum in high school: the importance of phylogenetic systematics of insertion to the understanding of Zoology content

Autores: Maurivan Vaz Ribeiro e Matheus Daniel Tavares Arcanjo

O presente trabalho buscou refletir sobre a importância do ensino de Zoologia através do método de Sistemática Filogenética durante atividade de regência em uma escola em Goiânia, Goiás. As aulas foram divididas em dois módulos (Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados) e ministradas para alunos do segundo ano do ensino médio. Considerando que o ensino de Zoologia ainda segue um método linear, indicando o parentesco dos seres vivos como origem de processo evolutivo onde cada qual não possui características compartilhadas, elaboramos as aulas utilizando sempre no início uma relação através de cladogramas dos grupos animais. Além disso, conceitos de apomorfias e plesiomorfias foram bastante discutidos. A experiência mostrou que através do cladograma, quebramos a barreira que não permite que os alunos possuam uma visão mais ampla do parentesco entre os seres vivos bem como de suas trajetórias evolutivas.

This study aimed to reflect on the importance of teaching Zoology through Phylogenetic Systematics method for conducting activity at a school in Goiânia, Goiás. The classes were divided into two modules (Zoology of Invertebrates and Zoology of Vertebrates) and taught to students the second year of high school. Whereas the teaching of Zoology also follows a linear method, indicating the kinship of living beings as an evolutionary process of origin where everyone does not have shared characteristics, we make the classes always using earlier one relation through cladograms animal groups. Moreover, apomorphies concepts and plesiomorphies were extensively discussed. Experience has shown that through the clade grass, broke the barrier that does not allow students to have a vision more large relationship between living things and their evolutionary paths.

Zoologia, Ensino de Biologia, Sistemática Filogenética.

Zoology, Biology teaching, Phylogenetic systematics.