Teaching biology and contextualization of content: which subjects the High School student realize in your daily life?
Autores: Ravi Cajú Duré, Maria José Dias de Andrade e Francisco José Pegado Abílio
Ensinar Biologia exige que professor e aluno lidem com uma série de termos complexos, de difícil compreensão. Contextualizar os conteúdos com os conhecimentos prévios dos alunos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Assim, tendo como finalidade investigar as concepções prévias dos alunos a respeito da contextualização entre os conteúdos de Biologia e o seu cotidiano, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através da técnica de Análise de Conteúdo Temático-Categorial. O estudo foi desenvolvido através de questionários abertos com um total de 437 estudantes de quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade de João Pessoa, PB. Os participantes apresentaram maior aceitação dos conteúdos relacionados com temáticas vinculadas à área de Saúde (30% dos alunos) e Zoologia (28%), e maior rejeição aos conteúdos relacionados com Bioquímica (43%). Em relação aos conteúdos que os estudantes traçaram relação com seu cotidiano a área de saúde apareceu em 57,9% das citações apresentadas pelos alunos. O estudo indicou uma forte relação entre interesse, aprendizagem dos conteúdos e a capacidade de relacionar os conteúdos com o cotidiano, em contrapartida, os temas microscópicos e abstratos, como a Bioquímica, apresentaram pouca aceitação e uma enorme dificuldade em enxergar como estes assuntos se encontram presentes na vida do estudante.
The Biology teaching requires, both of teacher and student to deal with complex, difficult-to-understand terms. Contextualization the contents with students previous knowledge is a fundamental strategy for the development of meaningful learning. Thus, with the purpose of investigating the students previous knowledge about the contextualization between the contents of Biology and their daily life, was carried a qualitative research out through the Thematic-Categorical Content Analysis technique. The study was developed through open questionnaires with a total of 437 students from high school schools in the city of João Pessoa, PB. Participants presented greater acceptance of the contents related to subjects related to Health (30% of students) and Zoology (28%), and higher rejection of content related to Biochemistry (43%). About the contents that the students relation with their daily, the area of Human Health appear in in 57.9% of the citations presented. The study indicated a strong relation between interest, learning of contents and ability to relation contents to daily life, in contrast, the microscopic and abstract contents, such as those known in the area of Biochemistry, showed little acceptance and an enormous difficulty in relation with a daily of the students.
Ensino de Biologia; Contextualização do Conteúdo; Didática das Ciências.
Biology teaching; Content Contextualization. Didactics of Sciences.