The use of insects collection by cognitive learning process in teaching Sciences
Autores: Renan de Almeida Barbosa e Antonio Pancracio de Souza
O ensino de Ciências Naturais deve levar em conta o contexto sociocultural e os conhecimentos prévios dos alunos, em associação com o uso de recursos didáticos apropriados, pode contribuir para a maior internalização e apropriação do conhecimento que vai além do conteúdo programático. Além de levantamento bibliográfico a respeito da teoria cognitivista de aprendizagem e seus desdobramentos na área do Ensino em Ciências, levantamento documental dos documentos oficiais que dizem respeito à Educação e ao Ensino de Ciências, realizou-se aplicação de questionários e uma aula prática sobre a Classe Insecta com o auxilio de uma coleção entomológica. Constatou-se que o maior obstáculo durante o processo de aprendizagem dos conhecimentos científicos era o relativo desinteresse dos alunos no conteúdo. Faz-se necessário a transformação da didática nas aulas de Biologia para que métodos alternativos sejam mais utilizados, como por exemplo, o uso de recursos didáticos, transformando os alunos em protagonistas do processo de aquisição de conhecimento.
The Nature Science teaching must consider the sociocultural context and the previous knowledge students, in association the use of proper educational resources, can contribute to the greater internalization and appropriation of knowledge that goes beyond the programmatic content. Besides the bibliographical survey about the Cognitive Theory of Learning and its unfolding on Teaching Sciences, documentary survey about the official documents that concern on Education and Teaching Sciences, an application of questionnaires was performed with a practical class about the Class Insecta with aid of an insect collection. It was verified that the major obstacle during the learning process of scientific knowledge was a lack of interest of the students in content. It is necessary a didactic transformation on Biology class to more commonly use of alternative methods as educational resources, for example, to turn students into protagonists of the learning process.
Construtivismo, pensamento crítico, entomologia.
Constructivism, critical thought, entomology.