PERCEPÇÕES ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE E SUA UTILIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Perceptions concerning the homosexuality and its use as didactic strategy in the teaching of biology

Autores: Ana Paula Miranda Guimarães, Carine Belau de Castro Martins, Lucas Guimarães de Azevedo e Priscila Silva de Figueiredo

Resumo

Os homossexuais têm enfrentado um processo simultâneo de aceitação e preconceito por parte da população brasileira. Desta forma, decidimos realizar um estudo, visando compreender as percepções de moradores da região metropolitana de Salvador acerca da homossexualidade. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida aleatoriamente nas cidades da região, constando de 19 entrevistados. A análise das entrevistas foi estruturada a partir de categorias estabelecidas. Notamos que a maioria dos indivíduos demonstrou tolerância em relação aos homossexuais, mas não aceitação. Contudo, em contra partida, alguns indivíduos apresentaram grande intolerância aos homossexuais. Durante o processo de análise percebemos que as pessoas possuem dificuldade em conceituar a homossexualidade. A presente pesquisa também serviu como auxílio didático na sala de aula, ou seja, foi utilizada para inserção do assunto de diversidade sexual nas aulas de Biologia, no qual o resultado foi um silenciamento dos estudantes durante e após a exposição da pesquisa. Esta experiência, mesmo não possuindo resultados esperados, mostrou-nos que é necessária a discussão desta temática nas salas de aula.

Abstract

Homosexuals have been facing a simultaneous process of acceptance and prejudice on part of Brazilian population. Based on this, we decided to perform a study, aiming to understand the perception of residents from the metropolitan area of Salvador about homosexuality. Semi-structured interview methodology has been used on this qualitative research. A sample of 19 interviewees has been randomly chosen in the cities. The analysis of interviews has been structured based on established categories. We have noticed that most of the individuals demonstrated tolerance about homosexuals, but no acceptance. However, on the other hand, some individuals have presented high intolerance to homosexuals. During the analysis process we have noticed that people have difficult to conceptualize homosexuality. This research has also provided teaching support to the classroom, in other words, has been used to insert the subject of sexual diversity in the classes of Biology, in which the result was a silencing of students during and after exposure of the research. This experience, although not having expected results, has shown us that the discussion of this issue in the classroom is required.

Palavras-chave

Homossexualidade; Percepção; Preconceito; Ensino de Biologia.

Keywords

Homosexuality; Perception; Prejudice; Teaching of Biology.

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