UTILIZANDO DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Using cartoons in Science teaching

Autores: Caroline Antunes Rosa, Adriane Dall Acqua de Oliveira e Dalva Cassie Rocha

Resumo

A busca por métodos alternativos de ensino para incentivar e motivar os estudantes é constante. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) o uso de mídias como instrumento de ensino vem sendo intensificado em sala de aula. Após uma aula expositiva sobre os dinossauros, foram analisadas cenas do desenho animado “Os Flintstones”, para ressaltar e identificar os erros conceituais encontrados na animação. O objetivo desse artigo foi relatar essa experiência de discussão entre as informações contidas no desenho animado e as informações científicas, dando voz aos estudantes e tornando-os protagonistas, além de, implicitamente, estimular o senso crítico de cada um. Tanto na discussão oral, quanto nas respostas escritas dos estudantes, verificamos 100% de participação, pois todos conseguiram observar criticamente as informações equivocadas veiculadas no desenho. A aprendizagem se deu num processo de parceria entre o sujeito que ensina e o que aprende. Essa experiência foi de aprendizagem mútua; para os estudantes e professores envolvidos, aprofundando o olhar crítico sobre a ciência e as tecnologias.

Abstract

The search for alternative methods to teaching for encourage and motivate students is constant. With the evolution of information and communication technologies (ICTs) the use of media as an instrument of teaching has been intensified in the classroom. After a lecture on dinosaurs, we analyze scenes in the animated television series The Flintstones, highlighting and identifying the conceptual errors found in the animation. The aim of this article was to report the experience of discussion between the information contained in the cartoon and the scientific information, giving voice to students and making them protagonists, as well as, implicitly, to stimulate critical thinking. Both in oral argument, as well as in written replies of students, we verified 100% participation, because all managed to critically observe the misinformation conveyed in the cartoon. Learning took place in a process of partnership between the subjects teaching and learning. The experience was of mutual learning; for students and teachers involved there was a deepening critical view about science and technologies.

Palavras-chave

Erros conceituais; Ensino de Ciências; Animações filmísticas.

Keywords

Conceptual errors; Teaching science; Movie animations.

Texto em PDF