O uso de mapas conceituais como estratégia de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos da calorimetria, em nível médio

The use of concept maps as a strategy of promotion and evaluation of meaningful learning of calorimetry concepts, at high school

Autores: Gilmar da Silva, Célia Maria Soares Gomes de Sousa

Este estudo que teve o objetivo de verificar a eficiência da utilização de mapas conceituais, como estratégia de ensino dos conceitos da Calorimetria, no processo de promoção e avaliação da aprendizagem significativa, de alunos de 2ª série do Ensino Médio. Procurou-se identificar, as evidências de aprendizagem apresentadas pelos alunos em três momentos distintos (no início, durante e após a apresentação do conteúdo de Calorimetria), através de uma análise comparativa dos mapas conceituais construídos pelos estudantes. A análise dos resultados obtidos nos permite afirmar que a utilização de mapas conceituais como estratégia de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de um corpo de conceitos é eficaz.

The purpose of this study was to check the efficiency of concept maps as an instructional strategy to promote and to evaluate meaningful concept learning in calorimetry at high school level. Evidences provided by the students in their concept maps at three different moments (at the beginning, during and after instruction) were analysed and compared. Such analysis supports the assumption that concept mapping is an effective strategy to promote the meaningful learning of a body of concepts.

mapas conceituais; aprendizagem significativa; calorimetria

concept maps, meaningful learning, calorimetry