The importance of the non-formal education space in student awareness during the study of the water theme
Autores: Noelle Diniz Ribas, Karina Freitas Cavalari, Caio Samuel Franciscati da Silva e Rosemary Rodrigues de Oliveira
A literatura pertinente orienta que o trabalho com o tema Meio Ambiente deve almejar a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar individual e coletivo, local e global. Objetivando construir junto a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental conceitos, valores e atitudes necessárias à preservação do meio ambiente e à convivência equilibrada com a natureza, bem como compreender a importância do tratamento de água e os processos envolvidos no mesmo, foi desenvolvida uma sequência didática por licenciandas em Ciências Biológicas, bolsistas do projeto PIBID/CAPES, na qual se fez uso de metodologias de ensino variadas, com ênfase na visita a espaços não formais. Essa experiência possibilitou às licenciandas refletirem sobre a importância do planejamento de atividades extraclasses, bem como da necessidade de se buscar por outras metodologias de ensino que se afastem da transmissão de conteúdos, uma vez que as sensações despertadas durante a visitação ao espaço não formal não poderiam surgir em um contexto de transmissão/recepção passiva de conteúdos em sala de aula.
Researches in environmental education affirm that the teaching of the theme Environment must aim at the formation of citizens who are aware and capable of acting in reality in a way that is committed to individual and collective well-being, local and global. The objective was to develop, together with students of the sixth year of Elementary School, concepts, values and attitudes necessary for the preservation of the environment and the harmonious coexistence with nature, as well as understanding the importance of water treatment and the processes involved in it. Thus, a didactic sequence was developed by undergraduates in Biological Sciences, scholarship holders of the PIBID / CAPES project, in which varied teaching methodologies were used, with emphasis on visiting non-formal spaces. This experience enabled future teachers to reflect on the importance of planning extraclass activities, as well as the need to look for other teaching methodologies that deviate from the transmission of content, since the sensations aroused during the visitation to non-formal space would not appear in the context of passive transmission / reception of contents in the classroom.
PIBID, água, ensino em espaços não formais, estação de tratamento de esgoto.
PIBID, water, non-formal education, sewage treatment plant.