INVESTIGAÇÕES A RESPEITO DO CONHECIMENTO E ABORDAGEM SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE PETROLINA – PE

Investigations about the knowledge and approach about feeding and nutrition by elementary school science teachers II in the city of Petrolina – PE

Autores: Diego Felipe dos Santos Silva e Rosane Nunes Garcia

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos a respeito de como é a abordagem sobre alimentação e nutrição realizada por professores de Ciências do ensino fundamental II da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa proposta foi de caráter qualitativo e exploratória; verificou-se a presença da temática alimentação e nutrição na proposta curricular do município e aplicou-se um questionário, com o propósito de investigar o perfil dos professores e de suas práticas em sala de aula quanto à temática alimentação e nutrição. A maior parte dos professores referem conduzir o ensino sobre a temática de forma tradicional e superficial, utilizando-se do livro didático e cumprindo a sequência do conteúdo como qualquer outra disciplina. Esta pesquisa possibilitou evidenciar que, apesar de reconhecerem a importância de ensinar temáticas relacionadas à alimentação e nutrição, poucos são os que atuam de forma a construir e desenvolver atividades que acrescentem e aperfeiçoem o desenvolvimento dos alunos.

Abstract

In this research we investigated about how the approach on food and nutrition carried out by primary school science teachers II of the city of Petrolina-PE. The proposed research was qualitative and exploratory, it was verified the presence of food and nutrition in the curricular proposal of the municipality and applied a questionnaire, with the purpose of investigating the profile of teachers and their practices in the classroom Food and nutrition. The majority of teachers refer to conducting teaching on the subject in a traditional and superficial way, using the textbook and fulfilling the sequence of content as any other discipline. This research made it possible to show that although they recognize the importance of teaching food and nutrition related topics, few are those who work to build and develop activities that add and improve students development.

Palavras-chave

ensino de ciências; alimentação e nutrição; formação de professores.

Keywords

science teaching; food and nutrition; teacher training.

Texto em PDF