A INCLUSÃO SOB A ÓTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIFICULDADES NA EMEI CATHARINA TOLEDO GERDES – MATÃO/SP

Inclusion under the opinion of the teacher of child education: difficulties in Emei Catharina Toledo Gerdes - Matão / SP

Autores: Patrícia Cristina Prevideli de CARVALHO, Jeferson Rosa SOARES, Tatiane Chaves RIBEIRO e Dênisson Neves MONTEIRO

Resumo

A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na escola regular é uma prática almejada por todos, principalmente em se tratando da educação infantil. Porém, embora o professor dessa modalidade se empenhe para tornar a inclusão uma realidade, existem outros fatores que dificultam o processo da inclusão. Este trabalho descreve aspectos conceituais e metodológicos de um estudo realizado com professores da Escola de educação infantil “Catharina Toledo Gerdes”, na cidade de Matão, interior de São Paulo. O objetivo deste trabalho foi estudar as principais dificuldades encontradas pelos professores de educação infantil frente o aluno com NEE. Foi utilizado como procedimento metodológico o levantamento bibliográfico e a análise de um questionário com questões abertas e fechadas, aplicado a onze professores da escola citada. Os resultados alcançados no estudo demonstram que os professores, embora já possuam alunos com NEE em suas salas de aula, não se sentem preparados para atuar com segurança com o aluno com NEE.

Abstract

The inclusion of students with special educational needs (SEN) in the regular school is a practice sought by all, especially in the case of early childhood education. However, although the teacher of this modality strives to make inclusion a reality, there are other factors that hinder the process of inclusion. This work describes conceptual and methodological aspects of a study carried out with teachers of the "Catharina Toledo Gerdes" School of Education, in the city of Matão, in the interior of São Paulo. The objective of this study was to study the main difficulties encountered by the teachers of early childhood education with the student with SEN. The methodological procedure used was the bibliographic survey and the analysis of a questionnaire with open and closed questions, applied to eleven teachers of the mentioned school. The results obtained in the study show that teachers, although they already have pupils with SEN in their classrooms, do not feel prepared to act with safety with the pupil with SEN.

Palavras-chave

Educação infantil; Inclusão; Dificuldade; Professor.

Keywords

Children education; Inclusion; Difficulty; Teacher.

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