A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO ESTUDO DE CASO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS PARA OS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

The use of the method case study on the natural sciences teaching for the students of Fundamental School of Education of Young and Adults

Autores: Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Gerson Tavares do Carmo e Amanda Leal Castelo Branco

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver e aplicar o Estudo de Caso denominado “O caso da abelha rainha: o dilema de Luíza”, cuja disciplina abordada foi a Zoologia, sobre o tema das abelhas e a produção de mel. Os procedimentos metodológicos do estudo, de natureza qualitativa, foram realizados em uma turma de VIII fase de escolaridade do Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA - em uma instituição de ensino municipal da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. Tais procedimentos apresentaram quatro etapas: a primeira caracterizou-se pela primeira aplicação do caso; as duas etapas posteriores pela troca de saberes; e, a última, pela segunda aplicação do caso. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdos. Os resultados indicaram para as evoluções das respostas dos estudantes da primeira para a segunda aplicação. Apontamos, dessa forma, que este estudo atendeu aos objetivos propostos e, dessa forma, há apontamentos para a contribuição satisfatória do desempenho do corpo discente.

Abstract

The present paper had the objective developing and applying the Case Study called: “The case of the queen bee: the Luíza s dilemma” whose discipline addressed was the Biology inside the theme of bees and production of honey, working contents like the anatomy of these animals, possible causes of their disappearance and curiosities related to the honey. The methodology of this work was fulfilled in a eighth years class of education of the Education of Youngs and Adults Elementary School in the Municipal School of Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. This study followed the Case Study and the asks methodology. The data analysis was realized from the technique: Contents Analysis. The results showed the evolution of the students answers of the first to second application. It concluded that this study answered to the proposed goals and could contribute satisfactorily with the performance of the student body.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos; Estudo de Caso; Ensino- Aprendizagem; Biologia.

Keywords

Education of Youngs and Adults; Case Study; Teaching – Learning; Biology.

Texto em PDF