An experiment with Google Earth: in search of an active learning and the social commitment of Elementary School students
Autores: Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller e Regis Alexandre Lahm
Este artigo apresenta uma experiência didática interdisciplinar e inovadora, desenvolvida por professores de Matemática e Ciências utilizando os recursos tecnológicos para a resolução de um problema. A experiência didática foi aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Bom Princípio/RS, cujo objetivo foi de analisar a área desmatada, na última década (2006-2016), nas comunidades que os estudantes moram. Desse modo, o problema gerador estabelecido foi: “Na última década, em que proporção o desmatamento atingiu as comunidades dos estudantes da escola?”. A presente pesquisa fundamentou-se na utilização da estratégia de ensino por meio da Resolução de Problemas e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente utilizando inteligência geoespacial por meio sensoriamento remoto. No decorrer da experiência didática, os estudantes realizaram entrevistas na comunidade, levantaram dados na web e utilizaram imagens orbitais do software Google EarthTM para solucionar o problema. Por fim, os dados coletados apresentam fortes indícios que a Resolução de Problemas alinhada com as TIC são estratégias que proporcionam uma aprendizagem ativa aos estudantes, principalmente ao utilizar as geotecnologias para solucionar um problema que é do contexto do estudante. Desse modo é possível formar estudantes críticos, criativos e preocupados com o meio em que vivem.
This article presents an interdisciplinary and innovative didactic experience developed by teachers of Mathematics and Sciences, using technological resources to solve a problem. The didactic experience was applied to the students of the 9th grade of the Primary School of a municipal school of Bom Princípio / RS, whose objective was to analyze the deforested area in the last decade (2006-2016) in the communities in which the students live. Thus, the generator problem established: "In the last, in what proportion or deforestation in the student communities of the school". The present research is based on the use of the teaching strategy by means of Problem Solving and Information and Communication Technologies (ICT), mainly using geospatial intelligence through remote sensing. Throughout the didactic experience, students interviewed the community, collected data on the web, and used orbital images of Google EarthTM software to solve the problem. Finally, the collected data present strong indications that Problem Solving aligned with ICT are strategies that provide active learning to students, especially when using geotechnologies to solve a problem that is the context of the student. In this way it is possible to train students who are critical, creative and concerned with the environment in which they live.
Resolução de problemas; Sensoriamento remoto; Imagens orbitais; Tecnologias no ensino.
Problem Solving; Remote sensing; Orbital images; Technologies in education.