COMO A CRIANÇA ENTENDE QUESTÕES SOCIAIS: PERCEPÇÕES POR MEIO DO DESENHO INFANTIL

Socio-scientific questions as the child understands: perceptions from the childs drawing

Autores: Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira e Jorge Cardoso Messeder

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação de abordagem metodológica qualitativa com observação participante, de natureza aplicada. A questão norteadora procura compreender a contribuição da ciência-arte às percepções da criança sobre as questões sociais do lugar onde vive. A metodologia da rida de conversa possibilitou a troca de experiências entre os envolvidos e os registros feitos por meio dos desenhos revelaram que as crianças relacionam os fenômenos observados às atitudes das pessoas que podem causar prejuízos ou cooperar para a manutenção da vida. Os dados iniciais revelam a importância de introduzir os estudos de questões sociais a partir das percepções da criança.

Abstract

This article presents the results of a research methodological qualitative with participant observation, of applied nature. The guiding question seeks to understand the contribution of science-art to the childs perceptions of the social issues of the place where he lives. The conversation methodology enabled the exchange of experiences between those involved and the records made through the drawings revealed that the children relate the phenomena observed to the attitudes of the people who can cause harm or cooperate for the maintenance of life. The initial data reveal the importance of introducing studies of social issues from the perceptions of the child.

Palavras-chave

C-T-S; questões sociocientíficas; Ensino Fundamental.

Keywords

S-T-S; socio-scientific issues; Ensino Fundamental.

Texto em PDF