O USO DE DESENHOS PARA VERIFICAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SOBRE O CERRADO

The Use of Drawings to Verify Student Learning about the Cerrado

Autores: Jullyanna Cabral de Moura, Marcelo Duarte Porto e Hélida Ferreira da Cunha

Resumo

O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do país, possui uma riquíssima biodiversidade e é formado por um mosaico de vegetações. No entanto, a maioria da população apresenta visões distorcidas sobre esse bioma. O desconhecimento e a desvalorização dificultam sua conservação, que é de grande importância, visto que restam menos de 50% de sua vegetação nativa. Dessa forma, o ensino de ciências precisa utilizar-se de estratégias de ensino que agucem o interesse pelo tema. Sendo assim, a finalidade desse estudo foi averiguar, através de desenhos, se uma sequência de aulas investigativas com a utilização de trilha ecológica, pode auxiliar no ensino sobre o Cerrado. Para isso, 18 educandos do 6º ano do ensino fundamental fizeram desenhos sobre o Cerrado, antes e depois de participarem de uma sequência de aulas. Os resultados demonstraram que muitos estudantes visualizavam o Cerrado como um local seco e sem vida, outros imaginavam que ele era semelhante a florestas e alguns representaram apenas a fitofisionomia do cerrado sentido restrito. No entanto, essas visões equivocadas diminuíram após a participação nas atividades. Sendo assim, a utilização de sequências didáticas investigativas, com o uso de trilhas ecológicas, demonstra ser uma importante estratégia metodológica para a construção do conhecimento a respeito do Cerrado.

Abstract

The Brazilian Cerrado is the second largest biome in the country, has a rich biodiversity and is formed by a mosaic of vegetation. However, the majority of the population presents distorted views on this biome. Ignorance and devaluation make it difficult to preserve, which is of great importance, since less than 50% of its native vegetation remains. Therefore, science education needs to use teaching strategies that agitate interest in the subject. Therefore, the purpose of this study was to investigate, through drawings, if a sequence of investigative classes using the ecological trail, can help in teaching about the Cerrado. For this, 18 students of the 6th grade of elementary school made drawings about the Cerrado, before and after participating in a sequence of classes. The results showed that many students viewed the Cerrado as a dry and lifeless place, others imagined that it was similar to forests and some represented only the phytophysionomy of the restricted sense. However, these misguided views diminished after participating in the activities. Thus, the use of didactic sequences with the use of ecological trails proves to be an important methodological strategy for the construction of knowledge about the Cerrado.

Palavras-chave

Ensino de Ciências por Investigação; Ensino Fundamental; Trilhas ecológicas; Piaget.

Keywords

Investigative Science Teaching; Elementary School; Ecological trails; Piaget.

Texto em PDF