A METAMORFOSE DA BORBOLETA: NOCÕES DO CONCEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

The metamorphosis of butterfly: first notions about this concept in Early Childhood Education

Autores: Gelcimara de Lima Nobre e Augusto Fachín Terán

A integração da Educação Infantil no âmbito da educação básica é considerada um importante marco no reconhecimento legal do direito da criança. Para ensinar as primeiras noções de ciência nesta modalidade de ensino é necessário compreender a essência da interdisciplinaridade e planejá-la de maneira criativa. O objetivo deste trabalho foi oportunizar vivências onde as crianças pudessem conhecer sobre a vida dos animais e os fenômenos da natureza, especificamente sobre o tema da metamorfose da borboleta. O trabalho foi realizado em uma escola de Educação Infantil da rede pública de Manaus. A pesquisa esta fundamentada em uma abordagem qualitativa. A turma participante foi composta por 20 crianças do primeiro período, com faixa etária de quatro e cinco anos, juntamente com a professora regente da turma. Foram desenvolvidas várias atividades para que as crianças tenham as primeiras noções sobre o conceito de metamorfose através de processos criativos e interdisciplinares. Concluímos que os processos desenvolvidos oportunizaram as crianças adquirir o conceito de metamorfose e conhecer melhor o mundo da ciência e do mundo onde vivem.

The integration of Early Childhood Education within the framework of basic education is an important milestone for legal rights of children. It is important to understand the essence of interdisciplinarity to plan creative classes to teach first notions of science according to this modality of teaching. The objective was to provide experiences where children could learn about the life cycle of animals and the natural phenomena, specifically on the subject of metamorphosis of the butterflies. This work was carried out in a public Elementary School of the municipal district of Manaus. This research has a qualitative approach. The participant group was composed of 20 first graders with ages ranging from four to five years, along with a teacher in the class. Several activities were developed to create the first notions about the concept of metamorphosis through creative and interdisciplinary processes. In conclusion, the developed processes provided opportunities for children to meet the world of science and the world where they live.

Educação Infantil. Conceitos. Metamorfose.

Early Childhood Education. Concepts. Metamorphosis.