A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

The Oriented Teaching Materials Preparation for Childrens Literature: an Environmental Education Strategy

Autores: Amanda Berk, Barbara Doukay Campanini e Marcelo Borges Rocha

A leitura infantil é uma temática complexa diante dos avanços tecnológicos e outros recursos de aquisição da informação. Dentro do ambiente escolar, contudo é classificada como a grande ferramenta pedagógica trabalhada. Esse trabalho busca apresentar duas práticas pedagógicas desenvolvidas no intuito de aproximar a leitura dos alunos e torná-la mais agradável a partir de uma metodologia com participação ativa. As ferramentas didáticas trabalhadas atuam no âmbito emocional dos alunos procurando efetuar o princípio de conscientização ambiental para mudança de hábitos nocivos ao meio ambiente. Foram avaliados também o hábito de leitura dos alunos e suas opiniões acerca da leitura. Foi constatada a validade de atividades alternativas voltadas para a literatura infantil com afirmações de mais de 90% dos alunos indicando essa opinião. A pertinência de atividades e iniciativas semelhantes às desta pesquisa é defendida para o estímulo à leitura e para a educação ambiental dos discentes.

Childrens reading is an advanced technology about technological advances and other information resources. Inside the environment school, yet such is big as in pedagogica worked. The job to visit them the two ancient pedagogical students does not intuit from a reading the students and makes the more pleasant from the original with participative active. The didactic tools worked within the emotional system for environmental awareness. There were also reading and reading books about reading. A Proposal Was Made Of Alternative Activities Turning Toward A Childrens Literature With The Affirmations Of Over 90% Of The Students. The relevance of activities and training for the dissemination of students.

Educação Ambiental, leitura participativa, didática inovadora.

Environmental Education, participatory reading, innovative didactics.