Analogias & contra-analogias: uma proposta para o ensino de ciências numa perspectiva bachelardiana

Analogies and counter-analogies: a proposal for science teaching from a bachelardian perspective

Autores: Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem

Resumo

Este trabalho é parte integrante de uma dissertação de mestrado elaborada em torno do uso de comparações, incluindo as analogias e metáforas, como estratégias didáticas auxiliares para o ensino de modelos atômicos. Apresenta o contexto da utilização destes recursos lingüísticos tendo como referência epistemológica a filosofia histórica de Gaston Bachelard, apresentada em seu livro ?A formação do espírito científico?. Damos destaque à dinâmica das relações analógicas com vistas à construção e compreensão de um novo termo ? as contra-analogias. Tomando as contra-analogias como comparações em que se privilegiam as diferenças entre os domínios comparados, tecemos algumas considerações acerca do seu papel na estruturação do conhecimento científico. Apresentamos uma proposta de caráter complementar ao uso de analogias no ensino de ciências, buscando promover ao processo de ensino-aprendizagem dos fenômenos, modelos e conceitos científicos uma acepção aberta, dinâmica e reflexiva.

Abstract

This paper is part of a Master?s thesis developed around the use of comparisons, including analogies and metaphors, as supporting didactic strategies for teaching atomic models. It presents the context of using such language resources regarding the epistemological historical philosophy of Gaston Bachelard as presented in his book, The Formation of the Scientific Spirit. We highlight the dynamics of analogical relations with the views of construction and comprehension of a new term ? counter-analogies. Taking the counter-analogies as comparisons in which differences between compared areas are privileged, we made some considerations regarding their role in structuring scientific knowledge. We present a proposal using complementary character analogies in science teaching, trying to promote the teaching/learning process of phenomena, models and scientific concepts within an open, dynamic, and reflexive acception.

Palavras-chave

analogias; contra-analogias; raciocínio analógico; ensino de ciências

Keywords

analogies; counter-analogies; analogical reasoning; science teaching

Texto em PDF